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Planeje seu 2024 com base na sazonalidade

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Sazonalidade. Você sabe o que isso significa? Trata-se de variações que acontecem de tempos em tempos, normalmente em períodos mensais ou trimestrais. Nas vendas, quando falamos de sazonalidade, falamos da época do ano para vender cada item, para fazer uma promoção e por aí vai.
Para que a sua loja possa se beneficiar da sazonalidade é importante ter planejamento! No blog de hoje vamos dialogar um pouco mais sobre a relação entre esses dois fatores e como você pode se beneficiar disso. 

A IMPORTÂNCIA DE APROVEITAR AS DATAS

Entra ano, sai ano, e os mesmos feriados e acontecimentos se repetem. No começo do ano, a pauta é a renovação. Depois temos uma boa janela de feriado com o Carnaval, Dia do Consumidor e então os festejos juninos.
Após isso, entramos em meses ainda mais corridos: Dia do Cliente, Black Friday, Final de ano e aí já é janeiro de novo. Ufa, é muita coisa! E tudo isso pode se transformar em oportunidade para você!
Ter em mente a sazonalidade te permitirá pensar em promoções específicas para cada momento do ano, levando em conta o que está em alta, o que seus clientes podem estar buscando e muito mais.
Por isso, não deixe o ano passar sem aproveitar cada momento como uma oportunidade de aumentar as vendas.

ENVOLVA A EQUIPE, CONVIDE OS CLIENTES

“Uma andorinha só não faz verão”! Esse ditado é excelente para ilustrar um fato: você, sozinho, não vai conseguir fazer tudo acontecer. Por isso, envolver a equipe nessas ações de sazonalidade é essencial. Delegue tarefas, dialogue sobre ideias e incentive seu time a vestir a camisa.
Já com relação aos clientes, a verdade é que você vai ter que ir buscar eles pelo braço… ou melhor, pelo bolso! Ofereça oportunidades irresistíveis, invista em mídias variadas, como cartazes, carro de som, rádio e muito mais. Assim você chega até onde o seu cliente está e torna a possibilidade de comprar na sua loja algo palpável.
Hoje em dia, com tantos estímulos, não dá mais para esperar que o seu cliente venha até você de bom grado: é importante ir até ele!

CONFIRA NOSSO CALENDÁRIO 2024

Preparamos um breve calendário de datas comemorativas, com foco em explicitar para você as principais datas do ano, assim você consegue se programar e fazer o seu 2024 acontecer. Confira abaixo:

12 de fevereiro: Carnaval
8 de março: Dia Internacional da Mulher
15 de março: Dia do Consumidor
31 de março: Páscoa
12 de maio: Dia das Mães
12 de junho: Dia dos Namorados
24 de junho: São João
11 de agosto: Dia dos Pais
15 de setembro: Dia do Cliente
12 de outubro: Dia das Crianças
29 de novembro: Black Friday
25 de dezembro: Natal

 Claro que você não precisa aproveitar todas essas datas, até porque você pode sentir que algumas não casam com o seu negócio (como a Páscoa, ou o Dia das Crianças), no entanto, ainda são oportunidades para investir em algo diferente, ou mesmo observar o que outras empresas têm feito e se inspirar!

IDEIAS DE AÇÕES

E claro, como não poderia faltar, separamos algumas ideias de ações pontuais que podem ser executadas em datas específicas para te inspirar!
Carnaval de Ofertas: Com a proposta do Carnaval, você pode investir em uma campanha de ofertas específicas para a data. Além disso, aproveite a proposta do Carnaval como um feriado prolongado e incentive seu cliente a fazer pequenos reparos e melhorias em casa.
Dia do Consumidor: Aqui é aquele momento para homenagear quem faz seu negócio girar. Você pode pensar em descontos progressivos ou mesmo trazer alguma dinâmica divertida para a sua loja, como o Pesque e Ganhe, oferecendo brindes ou descontos!
Dia dos Namorados: Você pode até achar que essa data não tem liga com seu negócio, mas já pensou em montar uma “barraca da oferta” na porta da sua loja? Ou quem sabe um spot para carro de som onde você convida o seu cliente a parar de namorar aquele produto que ele tanto tem sonhado e finalmente leva pra casa? Aqui é uma excelente oportunidade de se divertir e inovar!
Dia do Cliente: Mais uma oportunidade de homenagem. Além de ofertas irresistíveis, você pode trazer aqui um momento de diálogo com seu cliente, oferecer um café em sua loja, convidar aqueles clientes mais antigos a fazer uma visita e trazer promoções personalizadas… O céu é o limite!
Black Friday: Essa é uma data que chegou para ficar e tem espaço garantido em qualquer calendário de sazonalidade. A Black Friday é o momento de campanhas mais agressivas, descontos irresistíveis e de fazer muito barulho. Invista em áudio para a porta de loja, faixas e muito mais. 

Um ano é tempo demais e não faltam oportunidades para você destacar seu negócio e fazer as metas serem alcançadas. Então, que tal se programar para um 2024 incrível? Conte com a Esquadromil!

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